NORMAS E REGULAMENTO INTERNO DA ESCOLINHA DE FUTSAL GRATUITA DO NOVE

 

 1.     DADOS PRELIMINARES

Parabéns! A partir desse momento você passa a fazer parte do Quadro de Atletas da Escolinha de Futebol NOVE FUTSAL FEMININO / PS9

Receberá após o preenchimento da ficha uma carteirinha da Escolinha de Futebol NOVE FUTSAL FEMININO / PS9.

Procuramos sempre estabelecer e fazer respeitar as normas e regras que permitam não só o bom andamento da disciplina, mas que incutam também um grande senso de responsabilidade e cidadania nos atletas.

Pertencerá a um grupo de acordo com a sua faixa etária e jogará em uma equipe de acordo com os critérios estabelecidos pela Escolinha.

A carteiririnha de Atleta da Escolinha de Futebol cujo zelo é de sua inteira responsabilidade.

A cada início de temporada a Escolinha de Futebol faz uma apresentação de abertura de cunho obrigatório e todos os atletas deverão se apresentar devidamente uniformizados para participar do Início das Atividades de cada ano.

Seguem abaixo seus direitos, deveres, restrições e sanções que serão aplicados diariamente a partir do primeiro semestre de 2015 as atletas da Escolinha de Futebol NOVE FUTSAL FEMININO / PS9 (todas as categorias).

 

  

 2.     INTRODUÇÃO

Serve este Manual e Norma e Regulamento Interno como instrumento de orientação definindo o regime de funcionamento da Escolinha de Futebol NOVE FUTSAL FEMININO / PS9.

No seu conjunto de cada um dos seus elementos, das relações que entre eles se estabelecem sendo também o documento que define os direitos e deveres de cada um dos intervenientes da Escolinha de Futebol. 

Aplica-se a todos os elementos da Escolinha a partir do momento em que esta se inicia.

   o    Pretende-se assim através desta Norma e Regulamento Interno ter um documento que oriente a ação de todos os intervenientes da Escolinha, ficando aberta a possibilidade de ajustamentos futuros, pois a operacionalidade de qualquer regulamento deve ser confirmada pela prática.

  

 3.     IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLINHA

DENOMINAÇÃO DO PROJETO: Projeto Escolinha de Futsal Feminino do Nove / PS9.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Permanente (Anual)

FORMA DE REALIZAÇÃO: Projeto

ÂMBITO: Comunidades carentes do Estado de São Paulo

COORDENAÇÃO: Luiz Martins

 

 4.     LOCAL DOS TREINAMENTOS

A Escolinha de Futebol NOVE FUTSAL FEMININO / PS9

desenvolve as suas atividades na Quadra de Esporte do Clube Escola da Casa Verde situado a Rua Armando Coelho e Silva, 775 Parque Peruche.

 

UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO:

 

  o    O acesso a quadra é condicionado aos tempos efetivos de treino (horário do treino), contudo aconselha-se a chegada ao recinto com a antecedência necessária.

 

   o    Os praticantes só entram na quadra de esportes após a presença do Treinador, devendo aguardar a sua chegada, de forma disciplinada.

 

5.     UNIFORME DA ESCOLINHA

 

Todos os atletas deverão se apresentar sempre devidamente uniformizados, tanto para treinamentos como para jogos.

 

Os alunos deverão se encarregar de comprar o uniforme da escolinha para os treinos. É obrigatório a utilização de Calção e Meião Vermelho e Camiseta da Escolinha.

 

Após 1 mês de frequência regular as alunas ganham o colete/camiseta de treino da Escolinha de Futebol NOVE FUTSAL FEMININO / PS9.

 

 

IMPORTANTE

 

   o    O Atleta que não se apresentar devidamente uniformizado não poderá participar das atividades programadas;

    o    O uniforme deverá estar sempre limpo;

    o    As meias deverão estar sempre levantadas; 

    o    As chuteiras ou tênis deverão estar sempre amarradas;

    o    Não será permitido o uso de brincos ou piercings durante os treinamentos e jogos;

    o    Se o Atleta usar tornozeleiras, estas deverão estar sempre por baixo das meias;

    o    Deverá usar sempre caneleiras.

 

OS ATLETAS, PAIS E ACOMPANHANTES NÃO PODERÃO PERMANECER NAS DEPENDÊNCIAS DA Escolinha de Futebol . Pedimos que fiquem na arquibancada.

 

6.     REGIME DE FUNCIONAMENTO DA ESCOLINHA

 

TEMPORADA / TREINOS E HORÁRIOS

 

A Escolinha de Futebol NOVE FUTSAL FEMININO / PS9 inicia a sua atividade (treinos) em 05 de Janeiro de cada ano, terminando em meados de Dezembro.

Nos feriados A Escolinha de Futebol NOVE FUTSAL FEMININO / PS9 poderá ou não ter as atividades.

 

   o    Realizar-se-ão de 2 a 3 treinos semanais com a duração de duas hora com a seguinte distribuição:

 

Horas/Dias

SEGUNDA

19:00 Às 21:00. = ESCOLINHA (sub 10 - 12 - 16 e demais)

19:00 Às 21:00. = PRINCIPAL (Atletas que compõe a equipe Principal do Nove)

 

QUARTA

19:00 Às 21:00. = ESCOLINHA (sub 10 - 12 - 16 e demais)

SEXTA

21:00 Às 23:00. = PRINCIPAL– somente as atletas convocadas pela comissão

 SÁBADO

15:00 Às 17:00. = ESCOLINHA (sub 10 - 12 - 16 e demais)

 

    o    Se por razões de força maior, os treinadores. se virem impossibilitados de comparecer no treino à hora definida, a escolinha providenciará para que informe os praticantes e/ou os pais dos praticantes com a devida antecedência.

   o    O Atleta deverá comparecer antes do horário previsto para o início das atividades, devendo se fardar em vestiário determinado pela Direção e se dirigir ao treinador para registrar sua presença, munido da Carteirinha de Identificação de Atleta, fornecida pela Escolinha.

    o    Qualquer atraso do praticante deverá ser sempre justificado ao seu treinador.

 

ATENÇÃO:

A responsabilidade da locomoção de Atletas, tanto para os treinamentos como para os jogos é dos pais e/ou responsáveis.

 

7.     INSCRIÇÃO

 Após a efetivação da inscrição com a ficha preenchida a aluna/atleta receberá a carteirinha. É de responsabilidade de cada aluna plastificar e manter o bom estado da mesma.

Caso a aluna venha perder a carteirinha será cobrado o valor de R$ 5,00 para a criação de uma segunda via.

É realizada no local de treinos, mediante o preenchimento da respectiva ficha de inscrição e leitura obrigatória das normas e regimento interno, comprometendo-se o encarregado de educação ao seu cumprimento.

A apresentação da Declaração Médica de Robustez Física para este tipo de atividade (futebol) é facultativa, visto que ficam os encarregados de educação responsáveis pela capacidade/disponibilidade dos seus educando para a prática desta modalidade.

 

Idades:

A partir de 9 anos.

Categorias:

    o    Sub 09 = 08 a 09 anos;

    o    Sub 11 = 10 a 11 anos;

    o    Sub 13 = 12 a 13 anos;

    o    Sub 15 = 14 a 15 anos. 

    o    PRINCIPAL = acima de 15 e/ou as selecionadas para compor o elenco principal.

 

Documentação Necessária:

 o Apresentar Atestado de Saúde dizendo que o atleta está apto para jogar futebol ou da atividade física em geral (Original). (não será permitido o início das atividades sem a entrega deste documento);

 o Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade (Xérox);

 o 3 fotos 3x4, para emissão da carteirinha de identificação do aluno;

 o Preenchimento da Ficha de Inscrição pelo responsável no núcleo; e

 o Autorização dos pais através das fichas de inscrição;

 o Procuração assinado pelo(s) responsável(is), outorgando aos procurador, poderes de encaminhá-lo o futuro atleta aos clubes interessados, para que o mesmo possa realizar testes físicos e técnicos, visando o profissionalismo, caso ele obtenha sucesso, o procurador passará a orientá-lo no que diz a respeito nos contratos a serem firmados, passando há ser seu procurador legal.

 

 

 8.     QUEM SÃO OS PATROCINADORES

 

Os Patrocinadores das equipes são pessoas físicas ou jurídicas que se dispõem à colaborar com a Escolinha de Futebol NOVE FUTSAL FEMININO / PS9, geralmente em troca de um retorno comercial. 

Os patrocínios são negociados com a voluntária Juliana Botelho ou o Coordenador Luiz Souza correspondentes da Escolinha de Futebol NOVE FUTSAL FEMININO / PS9 pelo telefone (11) 95485-3601 ou se preferir pode também encaminhar um e-mail para nossa instituição que logo estaremos respondendo todas e quaisquer duvidas na questão do projeto  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

  

9.   A DIFÍCIL TAREFA DOS COORDENADORES

 

A tarefa de dividir os grupos em equipes é a mais difícil para os treinadores, pois é dever destes tentar deixar estas equipes o mais equilibradas possível, para que haja uma disputa equilibrada nos Treinos e Campeonatos Internos.

Chamamos a atenção dos pais e responsáveis por Atletas, que este equilíbrio se torna difícil pelo fato de que a seleção não é feita por nível técnico, posição, peso, altura, etc., bastando, apenas, preencher as condições para a inscrição, já mencionada no início.

Para que os Atletas, pais e responsáveis tenham conhecimento, passamos a esclarecer alguns aspectos que contribuem para tal dificuldade.

É comum o Atleta escolher sua posição, não por suas características, mas pela influência do profissional que é seu ídolo.

É comum, também, o pai ou responsável impor ao atleta a posição em que deva jogar. Como podemos ver, torna-se difícil o processo de montagem das equipes. A montagem das equipes é realizada através de critérios próprios da Escolinha. Lembramos aos Srs. Pais e responsáveis, que todos os atletas da Escolinha estão permanentemente sendo avaliados, por isso pedimos encarecidamente para que quando o seu filho ou beneficiário for solicitado a jogar em outra posição que não seja aquela desejada, não interfiram, pois estas mudanças acontecem para que os Atletas sejam avaliados em outras situações.

Outra situação que geralmente acarreta reclamações é a troca de Atletas de uma para outra equipe durante os jogos de avaliação. Pedimos também para que não haja interferência quando ocorrer este tipo de situação, pois certamente além de prejudicar o trabalho a ser desenvolvido, prejudica também o desenvolvimento do Atleta.

Outro fator que muitas vezes contribui para um péssimo desenvolvimento do Atleta é o fato de pais exaltados discutirem na frente dos mesmos.

 

10.   ORIENTADORES DE EQUIPES

 

As equipes serão orientadas durante os jogos de avaliação e nos Campeonatos Internos por Orientadores de Equipe, que são pessoas escolhidas pela Direção da Escolinha para que orientem os Atletas dentro de sua filosofia.

 

APELO À COMPREENSÃO E AO BOM SENSO

PARA QUE OS ORIENTADORES DE EQUIPES POSSAM REALIZAR UM BOM TRABALHO É NECESSÁRIO QUE OS PAIS E RESPONSÁVEIS PROCUREM MANTER O EQUILÍBRIO EMOCIONAL DURANTE A REALIZAÇÃO DOS JOGOS, INCENTIVANDO OS ATLETAS MESMO NO MOMENTO DO ERRO, NÃO INTERFERINDO NO COMANDO DA EQUIPE PASSANDO INSTRUÇÕES DO LADO DE FORA DO CAMPO, NEM ANTES, NEM DURANTE O JOGO, TAREFA EXCLUSIVA DOS ORIENTADORES DE EQUIPE.

JAMAIS OFENDER ATLETAS E OUTRAS PESSOAS PRESENTES NO LOCAL.

NUNCA PREGAR A VIOLÊNCIA.

 

 11.   O QUE É UMA EQUIPE

 

Equipe é um grupo de pessoas determinadas a executar uma certa tarefa, buscando sempre o sucesso, ajudando-se mutuamente.

Para que uma equipe tenha sucesso é imprescindível que todos os seus componentes tenham espírito de união, amizade e respeito um pelo outro.

Por isso, quando um companheiro errar uma jogada, não reclame; ajude-o a consertar o erro, porque você também certamente irá errar e ele estará a seu lado para ajudá-lo. 

 

12.   DISCIPLINA

 

Como sabemos, em qualquer organização, seja ela de ensino, comercial ou industrial, existem regras a serem cumpridas. Essas normas geralmente são determinadas por um documento chamado REGULAMENTO.

Nosso REGULAMENTO está à sua disposição, também, no “site” http://novefutsalfeminino.com.br/v2.5/index.php/features/estatuto-nove

 

13.  NORMA E REGULAMENTO INTERNO

 

O presente regulamento tem como objetivo transmitir aos pais e responsáveis as normas de funcionamento da Escolinha de Futebol NOVE FUTSAL FEMININO / PS9 que se aplicam a todos os atletas a partir do ato de inscrição e que a seguir se enumeram. 

1.      Apenas é permitida a entrada nas instalações interiores da quadra, a jogadores, treinadores, dirigentes e equipe médica; 

2.      Os treinos começam quando os alunos entram em quadra  e terminam quando os alunos saem da quadra; 

3.      O vestiário é local para os alunos se equiparem, desequiparem e tratarem da higiene pessoal. Portanto neste espaço não se brinca; 

4.      Os alunos dispõem de cinco minutos para se equiparem e serão posteriormente avisados pelos instrutores do momento em que devem entrar no local dos treinos; 

5.      As roupas dos alunos devem ficar devidamente arrumadas. A roupa, o calçado e o restante material custam dinheiro. É importante saber cuidar deles; 

6.      É expressamente proibido mexer nos materiais a utilizar nos treinos sem a devida autorização; 

7.      Se por qualquer motivo o aluno não puder comparecer no treino, deve informar o seu treinador com a devida antecedência; 

8.      O aluno deve informar o seu treinador caso pretenda abandonar a escolinha, devendo este também ser informado se o aluno pretender regressar após uma ausência longa ou não justificada; Ao firmar a desistência todo o material recebido deve ser devolvido;

9.      O uso de caneleiras no treino é obrigatório; 

10.   A roupa de treino é obrigatoriamente a fornecida pela Escolinha, não sendo permitida a utilização de qualquer outro equipamento, salvo autorização do treinador; 

11.   Os alunos não deverão trazer para os treinos qualquer objeto ou valor susceptível de extravio; 

12.  A Escolinha de Futebol NOVE FUTSAL FEMININO / PS9 não poderá ser responsabilizado por qualquer desaparecimento a que se refere o ponto 11; 

13.  O aluno que participar nas atividades não deverá usar qualquer objeto que se torne perigoso para ele e para os colegas; 

14.  A presença nas aulas é obrigatória com ou sem equipamento. A dispensa das atividades práticas far-se-á do seguinte modo: 

a.      Apresentação de atestado médico.

b.      Incapacidade comprovada pelo treinador.

c.      Participação escrita e assinada pelo Encarregado de Educação do aluno. 

15.   Os alunos que por uso indevido estragarem qualquer material (desportivo ou no patrimônio), serão imediatamente responsabilizados e terão de pagar o respectivo material; 

16.  Sempre que o aluno for convocado para jogos ou encontros tem que se manter junto do grupo até que o treinador informe que pode ir embora ou abandonar as instalações; 

17.   O aluno não pode treinar ou jogar no outro clube sem autorização do seu treinador e dos dirigentes do clube, caso isto suceda deverá solicitá-la ao seu treinador para efetuar a participação em outros jogos ou encontros que não relacionados com o clube que representa; ISSO VALE PARA TODAS AS CATEGORIAS, INCLUSIVE PARA JOGOS POR LAZER.

18.   A saída e as chegadas para os jogos ou encontros, são feitos a partir de locais a definir na data; 

19.   O aluno deve confiar nos seus treinadores e partilhar com eles os seus objetivos e problemas; 

20.   O aluno deve entregar ou mostrar aos seus Pais todos os documentos e informações prestadas pelos seus treinadores ou responsáveis pelo clube; 

21.   Antes de ter uma atitude menos digna, o aluno deverá lembrar-se que é atleta da Escolinha de Futebol NOVE FUTSAL FEMININO / ABRASCOF, como tal, deve ter sempre um comportamento exemplar; 

22.   Os pagamentos ou contrapartidas que o aluno efetuar durante sua permanência na escolinha apenas acontecem para permitir a sua freqüência na escolinha, não sendo qualquer garantia de que deve jogar sempre, ou deve ser sempre convocado para jogos ou encontros. Essa decisão cabe ao teu treinador e é ele que cabe tomar essas e outras sentenças nomeadamente a equipe que irá ser federada e participar nas competições da  Escolinha de Futebol NOVE FUTSAL FEMININO / PS9.

 

14.   NORMAS E REGULAMENTO DISCIPLINAR

 

1.     Atraso no dia do treino ou no dia de jogo, sem justificação:

§ Sanção a decidir e a aplicar pelo treinador. 

2.            Falta ao treino, jogo ou concentração sem aviso prévio de, no mínimo, 24h:

§ Sanção a decidir e a aplicar pelo treinador. 

3.            Falta injustificada a 2 treinos na mesma semana, ou, repetidamente em diferentes semanas:

§ Sanção a decidir e a aplicar pelo treinador. . 

4.            Falta de respeito ou desavenças para com os colegas:

§ Suspensão do treino com informação ao encarregado de educação. 

5.            Atitudes que denigram a imagem do clube, estando ou não em representação do mesmo:

§ Sanção a decidir pelos coordenadores com informação ao encarregado de educação. 

6.            Comportamentos inadequados em dias de jogo ou dias de treino:

§ Sanção a decidir pelo treinador, com informação ao encarregado de educação. 

7.            Não cumprimento das normas internas:

§ Sanção a aplicar pelo treinador, com informação ao encarregado de educação. 

8.            Comportamentos incorretos por parte de pessoas externas ao departamento, mas afetas aos jogadores, para com elementos do clube:

§ Participação à direção. 

10. 4 faltas sem justificativas dentro do mesmo mês.

§ Exclusão da Escolinha. 

11.           As penas a aplicar serão de advertência, repreensão, suspensão e exclusão; 

12.   O fato de estarem consignadas penas para os infratores, não invalida que estas possam ser agravadas por deliberação da Direção; 

13.   Todas as situações não previstas no regulamento aqui apresentado e que impliquem sanções, serão analisadas e aplicadas em primeira instância pela equipa técnica, em segunda instância pelos coordenadores do projeto e em ultima instância pela Direção.




Hospedado e Desenvolvido por